Procedimentos Terapêuticos

Retirada de pólipos do esôfago, estômago ou intestino, por meio de um acessório que passa pelo canal do endoscópio, laça o pólipo, e o corta, usando corrente elétrica ou não.

É uma técnica usada para retirada de pequenas lesões, benignas ou malignas, superficiais e não polipóides. Consiste na elevação da lesão, seguida da sua retirada através de uma alça onde passa corrente elétrica.

Tratamento ou prevenção de sangramentos por meio de injeção de substâncias vasoconstrictoras ou esclerosantes, por meio térmico (uso de cateter bipolar) ou por compressão mecânica (clipes metálicos).

Colocação de bandas elásticas para obliterar as varizes esofagianas, que são formadas em decorrência de problemas do fígado, ou das veias intra-abdominais.

Abertura de estreitamentos, com uso de balões que se expandem no local, ou com outro tipo de acessório, que vai dilatando progressivamente o segmento que necessita ser ampliado.

Método utilizado como auxílio no tratamento da obesidade. Através do canal do endoscópio, um balão é posicionado dentro do estômago, e preenchido com soro e corante.

Consiste na colocação de uma sonda para alimentação, no abdome do paciente, que por algum motivo não consegue ou não pode comer normalmente através da boca.