Cápsula Endoscópica

O que é a Enteroscopia por Cápsula?


A enteroscopia por cápsula é o exame que permite ao médico visualizar o revestimento do intestino delgado. Está indicado nos casos de anemia ou suspeita de sangramento gastrointestinal de causa desconhecida, nas doenças inflamatórias do intestino delgado, nos tumores de intestino delgado e na investigação de dor abdominal, diarreia e perda de peso.

O exame é realizado através da ingestão de uma cápsula do tamanho de uma vitamina. Essa cápsula é um dispositivo eletrônico, que possui uma luz e uma câmera fotográfica, documentando em fotos todo o exame.

Para melhorar os resultados, na véspera do exame é necessário seguir uma dieta especial sem corantes ou resíduos. Todas as informações sobre o preparo, são oferecidas detalhadamente durante a marcação do exame.

O médico conecta alguns eletrodos ao corpo do paciente, e logo em seguida, com o auxílio de um copo de água, o paciente ingere a cápsula, como um comprimido, e então pode retomar as suas atividades normais, mas entre 6 e 8 horas deve comparecer à Gastro Gávea para retirar o equipamento.

A maioria dos remédios podem ser continuados, mas alguns podem interferir nos resultados, portanto, no momento do agendamento é importante informar ao médico todos os medicamentos em uso.

O paciente passa o dia normalmente, enquanto a cápsula transita por todo seu trato digestivo, e posteriormente é eliminada naturalmente pelo organismo. Os dados capturados pela cápsula serão analisados pelo médico, podendo então fazer o diagnóstico do distúrbio que está acometendo o paciente.

Eventualmente a cápsula pode ficar presa em um ponto estreito do trato digestivo, resultando em obstrução intestinal. Porém, são raras as chances de complicações relacionados a este exame.