O que é Barret?

O que é Barret?

O que é o esôfago de Barrett?

O esôfago de Barrett é uma doença que afeta o esôfago (o tubo que leva os alimentos da boca ao estômago) . Quando as pessoas têm esôfago de Barrett, as células normais na parte inferior do esôfago são substituídas por um tipo diferente de célula.

O esôfago de Barrett geralmente é causado por refluxo ácido. O refluxo ácido ocorre quando o ácido que normalmente está no estômago volta para o esôfago. Muitas pessoas com refluxo ácido nunca contraem o esôfago de Barrett, mas algumas apresentam alterações.


Se você tem refluxo ácido há muito tempo, é importante saber se você também tem esôfago de Barrett. Isso porque o esôfago de Barrett pode mais tarde se transformar em uma lesão precancerosa ou câncer de esôfago.

Quais são os sintomas do esôfago de Barrett?

O esôfago de Barrett não causa sintomas. Mas as pessoas geralmente apresentam sintomas de refluxo ácido, como:

  • Queimação no peito, conhecida como azia
  • Queimação na garganta ou gosto ácido na garganta
  • Vômito após comer
  • Dificuldade em engolir

Existe um teste para o esôfago de Barrett?

Sim. Seu médico pode fazer um teste chamado endoscopia digestiva alta para verificar se há esôfago de Barrett. Seu médico pode fazer isso se você deve refluxo ácido por mais de 5 anos.

Durante uma endoscopia digestiva alta, o médico coloca um tubo fino com uma câmera e luz na extremidade em sua boca e desce até o esôfago. Ele ou ela vai olhar para o revestimento do esôfago e tirar uma pequena amostra dele. Outro médico examinará as células ao microscópio para ver se você tem esôfago de Barrett.

Como o esôfago de Barrett é tratado?

O esôfago de Barrett é tratado reduzindo ou eliminando o refluxo ácido de uma pessoa. O tratamento geralmente não cura o esôfago de Barrett, mas evita que ele piore.

Seu médico provavelmente lhe dará medicamentos para impedir que seu estômago produza ácido. Ele também pode recomendar que você:

  • Evite bebidas com cafeína, álcool, chocolate, hortelã-pimenta e alimentos gordurosos. Esses alimentos podem piorar o refluxo ácido.
  • Evite comer antes de ir para a cama, comer grandes refeições ou deitar depois de comer
  • Levante a cabeceira da cama entre 15 e 20 centímetros (por exemplo, colocando blocos de madeira sob 2 pés da cama)

Devo fazer o acompanhamento com meu médico?

Sim. Se você tem esôfago de Barrett, deve consultar o seu médico. Ele continuará verificando se o esôfago de Barrett não se transforma em lesão precursora ou câncer.

E se o esôfago de Barret se transformar em lesão precursora ou câncer?

Se isso acontecer, seu médico conversará com você sobre as diferentes formas de tratá-lo.

Categorias